Laudo aponta que delegado tinha cocaína no sangue

Laudo da perícia aponta que delegado morto por PMs em Itabuna estava sob efeito de cocaína

  Quase dois meses após o auto de resistencia do delegado da Polícia Civil, José Carlos Mastique, um laudo da perícia apontou que havia cocaína no sangue do delegado Mastique. Ele foi baleado no dia 28 de maio, após ter sacado uma arma durante uma abordagem efetuada por policiais militares, em Itabuna, no sul da Bahia.

   A perícia detectou ainda que nos exames de urina foram encontrados traços da mesma droga, além de cocaetileno, que é uma substância formada no fígado, oriunda da metabolização do álcool com cocaína.

    De acordo com o site 'Verdinho Itabuna', após o resultado do laudo, a defesa dos policiais envolvidos no caso "confirmou aquilo que já suspeitava: a de que o delegado, no dia do ocorrido, estava sob influência de drogas e álcool, fator que o fez perder o controle emocional e psíquico e tentando sacar uma arma durante a abordagem legal da PM".

    Ainda conforme a defesa dos PMs, "Mastique estava alterado pelo uso das substâncias ilicitas (Droga) e teve uma reação negativa à abordagem feita pela PM em serviço e puxou a arma contra a guarnição, desencadeando, assim, a defesa a injusta agressao por parte dos militares".

O caso

   O fato aconteceu em um posto de gasolina, localizado ao lado do Shopping Jequitibá. Segundo relatos de uma testemunha, o delegado estava com o carro estacionado no local, onde funciona também uma loja de conveniências, quando um morador que passava naquele momento, por volta das 4h da madrugada, estranhou o carro parado e viu que havia um homem armado no veículo. Com medo, chamou a PM.

   A guarnição, então, iniciou as abordagens de rotina, ainda sem saber, de acordo com a PM, que o tal homem armado se tratava, na verdade, de um delegado da Polícia Civil, que teria sacado a sua arma em direção aos soldados. 
   A reação do delegado fez com que a PM repelisse injusta agressão, atingindo Mastique, que foi socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.