18-02-2024 PRF combate crime ambiental na BAHIA

PRF flagra crime ambiental e resgata 29 pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de viagem na BR 116 

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 29 pássaros silvestres, no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA), região sudoeste da Bahia. A ação aconteceu na noite do último sábado (17).

Equipe da PRF em fiscalização de enfrentamento à criminalidade, ao abordar um ônibus interestadual que seguia de Ribeirão Preto (SP) para Pedrinhas (SE), encontrou 29 aves silvestres aprisionados em pequenas gaiolas, demonstrando situação de maus tratos.

As aves das espécies canário-da-terra-verdadeiro, coleirinho e canário belga pertenciam a 5 pessoas diferentes. Nenhuma delas possuía autorização para criação de animais silvestres emitida pelos órgãos ambientais.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os passageiros responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental CETAS, onde receberam os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.